Como ocorre o processo de venda de startups?

Como ocorre o processo de venda de startups?

O processo de venda de uma startup começa com preparação e pesquisa. É necessário entender a empresa e o mercado para definir os objetivos e expectativas dos empreendedores em relação a valores, prazos, condições, entre outros.

#01 Preparação e pesquisa

É importante determinar o valor e o tempo em que se deseja vender a startup, bem como identificar os principais fatores que influenciam o valuation e a liquidez do negócio. Em seguida, inicia-se a pesquisa de mercado , que envolve a análise do perfil de potenciais compradores interessados no negócio, o histórico de acordos que já ocorreram no setor, os múltiplos utilizados no valuation de empresas similares e o cenário econômico para a transação, entre outros fatores.

O alinhamento de expectativas dos empreendedores com a realidade do mercado é crucial nesta fase, e o uso de ferramentas como o M&A Canvas pode ser útil para determinar as condições desejáveis para operações de fusões e aquisições. Além disso, é essencial verificar se a expectativa dos empreendedores se alinha com a faixa de preço praticada no histórico de transações. Com essas informações em mãos, é possível começar a definir as estratégias para a venda da startup.  

#02 Contato e negociação com Buy-side

Após encontrar o perfil de comprador ideal, inicia a análise do segmento de mercado e a definição das estratégias de Exit : a segunda etapa envolve se aproximar da parte compradora e iniciar o relacionamento. Aqui, é importante ter claro os benefícios que cada uma das partes terá em uma potencial operação de M&A . A criação de um info memo, material com as principais informações sobre o negócio — produtos, serviços, diferenciais, situação financeira, estratégia de mercado, drivers de crescimento, dados sobre os sócios, equipe, entre outros — é essencial para levar a startup ao mercado e oferecer a oportunidade para potenciais compradores.

A partir disso, é realizada uma triagem na lista de potenciais compradores para priorizar as empresas a serem prospectadas. O primeiro contato envolve o compartilhamento de um teaser contendo as principais informações do negócio, porém sem a abertura de muitos detalhes. Ele tem como objetivo verificar o interesse da parte compradora em uma possível operação com a parte vendedora. Essa etapa é conduzida pela assessoria de M&A em conjunto com os empreendedores.

O info memo, que possui informações completas da startup, será compartilhado apenas após a assinatura de um NDA (do inglês “Non Disclosure Agreement” ou Acordo de Confidencialidade), documento que resguarda as partes da utilização das informações. Com este material em mãos, começa de fato uma relação, havendo conversas para a compreensão aprofundada das operações, resolução de dúvidas e solicitação informações adicionais, se necessário.

A evolução deste relacionamento culmina no recebimento de uma proposta feita pela parte compradora, contendo os aspectos gerais da transação: valor da transação, forma de pagamento, metas, earn out, entre outros.

Esta proposta é formalizada por meio de um documento não-vinculante, no qual as partes sinalizam o interesse em prosseguir para a próxima etapa nas condições pré-estabelecidas. Tem dúvida de algum dos termos técnicos que citamos anteriormente? Confira o artigo: Termos de M&A que todo empreendedor deve conhecer.  

#03 Due diligence e fechamento

Após a assinatura do documento não-vinculante entre as partes, é iniciada a fase de Due Diligence pela parte compradora. Durante essa fase, o sell-side deve fornecer informações contábeis, fiscais, financeiras, jurídicas e de outros aspectos da empresa para que o buy-side possa analisar o negócio e a transação de maneira global.

A assessoria de M&A atua no apoio ao desenvolvimento e organização dos documentos. Simultaneamente, é elaborado o contrato final, denominado SPA (Share Purchase Agreement) ou Contrato de Aquisição de Ações, que estabelece todos os detalhes da transação e o plano de pós-fechamento, juntamente com as questões já acertadas no contrato não-vinculante. Após a análise da empresa pelo comprador e a negociação de todos os detalhes do SPA, a fase é concluída com a assinatura do contrato e a divulgação da transação ao mercado e às equipes. Além disso, não podemos esquecer de uma parte essencial: a celebração do Exit!  

Resumo: Etapas para venda de uma startup

Resumindo, o processo de venda de uma startup pode ser dividido em três etapas principais: 

  1. Preparação e Pesquisa: envolve a compreensão do negócio, mercado e histórico de transações, organização das informações sobre a startup e identificação do perfil de comprador.

  2. Contato e Negociação com o buy-side: inclui interação com potenciais compradores, evolução das negociações com empresas interessadas na transação e a assinatura de um contrato não-vinculante com as condições gerais da operação.

  3. Due Diligence e Fechamento: compreende a avaliação minuciosa da empresa, definição das condições finais da operação, assinatura do SPA e comunicação ao mercado.

  Como você pode perceber, o processo de venda de uma startup é longo e detalhado, portanto, é essencial que todas as etapas sejam concluídas com diligência e as expectativas dos empreendedores estejam alinhadas com a realidade do mercado. Tem interesse em saber o que acontece após a venda de uma startup?  Clique aqui e confira o artigo "Pós deal: o que ocorre após uma aquisição?".

 

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