5 lições para captação de investimentos em startups

5 lições para captação de investimentos em startups

 #01 Conheça a realidade do seu negócio

Promova uma reflexão, sozinho ou junto de sua equipe, sobre alguns pontos cruciais. Ter clareza sobre qual a visão da startup para o longo prazo, quais são de fato as soluções que oferece e para quem, qual o momento em que a startup se encontra e quais são as oportunidades que existem no mercado, é fundamental para que os próximos passos sejam tomados com direcionamento.  

#02 Defina os seus objetivos

Onde você pretende que sua startup esteja daqui seis meses? E daqui 12 ou 18 meses?  Quais são as metas a serem atingidas dentro deste prazo? O que você quer desenvolver ou alcançar neste período? E tão importante quanto definir essas metas, quais são os indicadores que você deverá acompanhar para garantir o atingimento com  sucesso? Detalhar com o máximo de precisão vai proporcionar, para você e sua equipe, uma visão muito mais clara de onde querem chegar e certamente aumentar as chances de chegarem lá, juntos.  

#03 Recursos Necessários

Para alcançar os objetivos, quais são os recursos necessários? Liste todas as pessoas, ferramentas, tecnologias e demais investimentos inevitáveis para chegar lá. É importante ter clareza de tudo que a startup necessita para atravessar o momento em que se encontra e executar o que foi planejado.   

#04 Necessidade de Capital

Com os objetivos definidos e os recursos necessários para alcançá-los, é possível projetar a necessidade de capital para custear este período. Seja com uma projeção simples ou sofisticada, o importante aqui é entender de maneira clara onde será alocado este capital e quanto tempo ele estará disponível até atingir o ponto de equilíbrio ou realizar uma nova captação. Também é indispensável realizar um estudo das diversas fontes de capital disponíveis para o tamanho do cheque desejado: clientes, investidores-anjo, aceleradoras, fundos de  venture capital, etc. Dentre essas opções, qual a mais adequada para a necessidade? Liste os players de cada perfil com maior aderência ao seu negócio e momento, e se prepare para os próximos passos. Confira o post: Como captar investimentos para sua startup – Os primeiros passos

#05 Planos de ação

Ao finalizar a análise completa do momento atual da startup, onde deseja chegar, com quais recursos e necessidade de capital, além dos potenciais investidores, chegou a hora de começar a colocar em prática todos os pontos de melhoria e estruturação elencados e iniciar seu projeto de obtenção de investimentos, agora com visão clara de onde deseja chegar e de quem se aproximar para conseguir.  

O poder da realização

É importante descobrir quais são os seus objetivos e começar a trabalhar em cima disso. Boa parte do valor organizacional está na capacidade de execução estratégica, daquilo que foi, no primeiro momento, elencado como necessário. Como em um jogo de basquete, primeiro vem todo um esforço de levantar a bola acima do aro de maneira direcionada e calculada para, só então, depois de um belo arremesso vê-la cumprir seu destino e voltar, naturalmente, para suas mãos.  Assim são também as relações de investimento para uma startup. Quanto maior a percepção de esforço, comprometimento e clareza na jornada a ser percorrida do projeto, mais fácil e natural será a busca e obtenção dos melhores investimentos. Desejo a você, empreendedor, um imenso #powerofwill .

Informações atualizadas sobre M&A

Assine a The Guideline, nossa newsletter semanal exclusiva para acompanhar o mercado de M&A e investimentos em startups.