Captação de Investimentos

Fundraising Canvas – Um guia para captação de investimentos em startups

2 de maio de 2024

A ferramenta “Fundraising Canvas” desempenha um papel crucial na construção de uma estratégia de captação de investimento junto a fundos de Venture Capital. Ela serve como primeiro passo para definir um pitch que esteja alinhado com os objetivos da startup no longo prazo. 

Através de seus sete quadrantes, essa ferramenta proporciona uma visão clara e precisa dos recursos que são necessários na jornada da startup e quais perfis de investidores estão alinhados com o momento do negócio.

 

 

Vamos iniciar pelos quatro primeiros quadrantes que tem o foco principal no planejamento do negócio.

No quadrante Estratégia, você explora os pilares fundamentais da sua startup, abordando soluções, mercado, clientes e canais. É aqui que você delineia seu posicionamento e determina como será seu pitch para os investidores. Como boa prática, um bom negócio tende a ter uma solução específica para um problema claro. Além disso, seu mercado endereçável deve ser grande o suficiente para atrair a atenção de investidores e o perfil de cliente ideal (ICP) deve estar claro e preferencialmente validado. Por último, um canal de aquisição deste cliente deve ser conhecido para se ter uma visualização de como a operação da startup deverá ser construída. 

No quadrante Objetivos, você estabelece milestones a serem alcançados no curto, médio e longo prazo. A sugestão aqui é projetar quais os grandes resultados que deverão ser atingidos dentro de um horizonte de 24 meses e que indicadores-chave você utilizará para medir estes resultados. Lançamento de um produto ou funcionalidade, número de clientes ou usuários, receita ou MRR alcançados são alguns dos objetivos que podem dar clareza para você e os investidores de onde espera estar nos próximos meses e anos.

Definidos os Objetivos, o quadrante Necessidades foca em identificar os recursos necessários para alcançar as metas estabelecidas. Entender quais pessoas, ferramentas e demais recursos são necessários para a construção de sua startup possibilita construir uma projeção financeira que identifique qual a real necessidade de capital a ser levantada para chegar aonde você almeja. 

Por sua vez, o quadrante Capital entra como a espinha dorsal do Fundraising Canvas. Com base na projeção financeira desenhada com base nos recursos necessários para alcançar os objetivos estabelecidos, você define o montante de capital necessário para chegar até a próxima fase. Conforme mencionado anteriormente, um bom runway (período de duração de seu caixa) deve ser de 18 a 24 meses. Esta duração permite aos empreendedores executarem seus planos sem se preocupar com a necessidade de captação no curto prazo.

Após realizar o planejamento, iremos avaliar quais as principais formas de viabilizar esses recursos.

O quadrante Fontes de Capital ajuda você a explorar uma variedade de formas de financiar as próximas etapas de sua startup. Os próprios clientes podem ser uma fonte útil de financiamento sem a necessidade de diluição de participação. Caso sejam necessárias fontes externas, investidores-anjo, aceleradoras, plataformas de crowdfunding e venture capital são os perfis com maior apetite para este tipo de investimento. Além disso, temos Corporate Venture Capital, Venture Debts e Private Equity que podem ser opções de acordo com o momento da empresa, tamanho do cheque e segmento de mercado.

O quadrante Alvo permite que você compile uma lista de nomes de investidores dentro dos perfis elencados anteriormente. Pegando o perfil de Venture Capital por exemplo, temos diversos fundos de investimento com suas teses específicas que contemplam o tamanho do cheque, os segmentos de mercado, o modelo de negócio e demais características que buscam em uma startup. Entendendo a tese de investimento de um VC você consegue verificar se sua empresa se encaixa no que eles buscam e ser assertivo na sua captação. 

Por fim, o quadrante Tarefas organiza uma lista de próximos passos para colocar sua captação de investimentos em pé e rodando. 

Refletir sobre todos os pontos elencados no Fundraising Canvas permitirá a você ter mais clareza da estratégia de seu negócio e quais investidores têm teses alinhadas com o que você está construindo. 

Saber para onde você está indo e o que precisa para chegar lá demonstra conhecimento e maturidade. E isto fará toda a diferença ao conversar com investidores em uma rodada de captação. 

 

3 motivos para utilizar o fundraising canvas antes de iniciar a captação de investimento

O sucesso de uma startup não é determinado apenas por quão bom é o produto ou a equipe, mas sim por um estratégia bem definida e um planejamento claro a ser executado com os recursos que serão captados.

Para aumentar suas chances de captação, vamos explorar juntos três motivos pelos quais você deveria utilizar o fundraising canvas antes de falar com investidores:

    1. Estratégia definida: ter clareza da solução construída para resolver determinado problema, do potencial de mercado e do perfil de cliente que você atende demonstra conhecimento e facilita o entendimento do que você faz pelos investidores;
    2. Planejamento financeiro: definir aonde você quer chegar e quais os recursos são necessários ao longo do caminho permite construir uma projeção financeira com premissas sólidas que demonstram a real necessidade de capital a ser levantado junto aos investidores;
    3. Tese de captação: com a estratégia definida e o planejamento financeiro desenhado é possível ser mais assertivo em quais fontes de recurso podem contribuir para a execução do que foi planejado. Além disto, você tem mais clareza de quais investidores estão alinhados com o momento de sua startup, área de atuação e necessidade de capital;

Em resumo

Ao utilizar o Fundraising Canvas, sua startup tem a possibilidade de trilhar um caminho mais claro para captar investimento e assim atingir seus objetivos. Cada etapa é fundamental para aumentar as chances de uma captação bem sucedida.

Tomar capital de maneira consciente pode ampliar as possibilidades e aumentar suas chances de sucesso. O Fundraising Canvas é um mapa para navegar com confiança pela complexidade do ecossistema de investimentos em startups. Sem estratégia, a busca por investimentos pode parecer nebulosa e desconexa. Com esta ferramenta, no entanto, empreendedores podem esclarecer seus objetivos, definir metas, mitigar riscos, identificar parceiros estratégicos e permanecer na vanguarda de suas trajetórias de crescimento de negócios.

Por último, lembramos que captar recursos não é apenas sobre dinheiro. Mais do que isso, é garantir o futuro da startup, co-criar valor e ir em direção a um caminho de sucesso e sustentabilidade.

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