Na última semana, publicamos o M&A Deals Report 2024.2, que examinou as transações mais significativas do semestre anterior. Este relatório apresenta uma análise detalhada das tendências do mercado de fusões e aquisições (M&A) em empresas de tecnologia brasileiras no segundo semestre de 2024. O objetivo é fornecer informações valiosas que auxiliem as empresas de tecnologia brasileiras a tomarem decisões estratégicas e fundamentadas em suas movimentações no mercado.
Você encontrará os dados dos principais segmentos atuantes em novas vendas, quais os principais compradores do período e o cenário geral de M&A, além das perspectivas futuras.
O cenário econômico brasileiro e o panorama macroeconômico global mantêm a mesma trajetória observada no início do segundo semestre de 2024, com destaque para dois aspectos principais: as incertezas geopolíticas globais e as elevadas taxas de juros no Brasil, que influenciam o mercado e reduzem os recursos disponíveis para investimentos de risco. Estamos nos aproximando de uma estabilização nos níveis anuais de transações, que se configuram como um ponto intermediário entre o que foi observado nos anos de 2018-2019 e o período pós-pandemia de alta liquidez de 2021-2022.
Alguns pontos destacados no relatório são:
O Report encerra deixando dicas para os empreendedores que desejam se preparar para um deal. Confira:
“A boa notícia é que o apetite de compra das empresas existe e traz o desafio para as startups de maior robustez e boa governança para que os deals de 2025 superem os dados históricos do mercado brasileiro em que 98% das aquisições estarem entre R$ 20 e R$ 200 milhões.
Fica de conselho para iniciar 2025 com foco estratégico em um evento de liquidez:
Conte com a Questum para a tomada de decisão estratégica dos próximos passos da sua empresa. E seguiremos acompanhando o mercado!” assina Rafael Assunção.