Na última semana, publicamos o M&A Deals Report 2024.2, que examinou as transações mais significativas do semestre anterior. Este relatório apresenta uma análise detalhada das tendências do mercado de fusões e aquisições (M&A) em empresas de tecnologia brasileiras no segundo semestre de 2024. O objetivo é fornecer informações valiosas que auxiliem as empresas de tecnologia brasileiras a tomarem decisões estratégicas e fundamentadas em suas movimentações no mercado.
Você encontrará os dados dos principais segmentos atuantes em novas vendas, quais os principais compradores do período e o cenário geral de M&A, além das perspectivas futuras.
O cenário econômico brasileiro e o panorama macroeconômico global mantêm a mesma trajetória observada no início do segundo semestre de 2024, com destaque para dois aspectos principais: as incertezas geopolíticas globais e as elevadas taxas de juros no Brasil, que influenciam o mercado e reduzem os recursos disponíveis para investimentos de risco. Estamos nos aproximando de uma estabilização nos níveis anuais de transações, que se configuram como um ponto intermediário entre o que foi observado nos anos de 2018-2019 e o período pós-pandemia de alta liquidez de 2021-2022.
Alguns pontos destacados no relatório são:
- Os setores que despertam maior interesse para aquisições incluem ERP/TI, Fintechs, e Marketing e Vendas. Estes segmentos são considerados estratégicos devido ao seu potencial de inovação e crescimento no mercado atual.
- Os principais compradores estão concentrados nos setores de ERP/TI, Mercado Financeiro, Marketing, Vendas e Saúde. Estes setores demonstram uma tendência de expansão e diversificação de suas operações através de aquisições.
- O ano de 2024 foi caracterizado por um ressurgimento de compradores seriais, embora em números modestos.
- Houve um aumento na confiança das empresas compradoras em retomar seu crescimento inorgânico, refletindo uma maior segurança nas operações de fusões e aquisições.
- O ano termina com a percepção de que o mercado de tecnologia está mostrando sinais de recuperação, o que reforça sua maturidade e dá continuidade às tendências já observadas no primeiro relatório do ano, referente ao primeiro semestre de 2024.
O Report encerra deixando dicas para os empreendedores que desejam se preparar para um deal. Confira:
“A boa notícia é que o apetite de compra das empresas existe e traz o desafio para as startups de maior robustez e boa governança para que os deals de 2025 superem os dados históricos do mercado brasileiro em que 98% das aquisições estarem entre R$ 20 e R$ 200 milhões.
Fica de conselho para iniciar 2025 com foco estratégico em um evento de liquidez:
- a percepção de que o valor que a empresa vale não é um múltiplo, e sim seu fluxo de caixa, e principalmente o que o buy-side está disposto a pagar;
- o entendimento de que valuation de captação não é o mesmo que o de venda, e o primeiro pode inviabilizar um bom deal na hora de vender a empresa;
- o cuidado com investimentos seriais: entender profundamente a real necessidade do capital a ser injetado e alinhar bem os pontos de decisão futura da empresa com investidores, mantendo sua flexibilidade de decisão como dono do negócio; e,
- planejamento com antecedência, tanto para movimentos de M&A, como para movimentos de captação. Afinal, ambos são processos longos e complexos, e uma boa preparação tende a trazer bons frutos.
Conte com a Questum para a tomada de decisão estratégica dos próximos passos da sua empresa. E seguiremos acompanhando o mercado!” assina Rafael Assunção.
Informações atualizadas sobre M&A
Assine a The Guideline, nossa newsletter semanal exclusiva para acompanhar o mercado de M&A e investimentos em startups.