Os métodos de valoração/valuation utilizados em empresas convencionais não se aplicam às startups. Para calcular o Valuation em startups, são considerados pontos como projeções de crescimento, tamanho do mercado, taxa de crescimento esperada e na posição competitiva da empresa. Entenda as razões e confira como realizar o cálculo.
Primeiramente, as startups são empresas que estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento e, muitas vezes, ainda não geraram receitas significativas, portanto, outros métodos tradicionais de avaliação financeira, como o fluxo de caixa descontado, podem não ser aplicáveis. Outro fator é que, ao contrário de empresas estabelecidas, as startups geralmente têm maior incerteza em relação ao seu potencial de sucesso no mercado. Elas podem estar operando em um setor emergente ou introduzindo um novo produto ou serviço, o que significa que não há histórico para basear as previsões de receita futura.
Devido a essas incertezas, o valuation de startups muitas vezes é baseado em projeções de crescimento e potencial de mercado , em vez de dados financeiros concretos. Por exemplo, a avaliação pode ser baseada no tamanho do mercado, na taxa de crescimento esperada e na posição competitiva da empresa. Além disso, as startups muitas vezes têm uma estrutura de capital diferente das empresas estabelecidas. Elas podem ter um captable mais amplo , com investidores anjos, fundos de venture capital e outros investidores, cada um com uma participação no negócio. Isso pode tornar o processo de valuation mais complexo, já que o valor da empresa deve ser dividido entre esses investidores de acordo com suas participações.
Por fim, as startups muitas vezes são avaliadas com base em seu potencial de aquisição ou de oferta pública inicial (IPO), em vez de sua capacidade atual de gerar receitas ou lucros. Isso significa qu e em startups, o valuation pode ser influenciado por fatores externos , como a demanda do mercado por empresas em um setor específico.
Para determinar o valor de venda de uma startup, utilizo a fórmula simplificada:
A equação de valuation é diferente, pois o resultado é limitado por quanto o comprador potencial pode pagar. Para avaliar o tamanho possível de uma transação, além das aspirações do quadro societário da startup, é preciso considerar o comprador: ele costuma comprar startups por quais valores?
Tem capacidade financeira para a oferta? O "V" será um número dentro de um intervalo mínimo e máximo, dependendo do "cheque" do comprador.
A receita bruta da startup no último ano ou nos últimos 12 meses da transação é considerada para determinar a receita. Avalie os caminhos para aumentar a receita, como expandir a oferta na base instalada ou incorporar serviços financeiros
O índice de liquidez, ou probabilidade de liquidez, é um valor entre 0 e 1 que determina se o negócio está pronto para ser vendido. Se não há liquidez, não há venda. Problemas de governança ou gestão podem reduzir o valuation ou inviabilizar a operação.
O múltiplo reflete a atratividade da startup para o comprador e pode ser um fator que resulta em um prêmio. Destaco a importância de que as startups tenham planos definidos sobre seus objetivos, como querem ser vendidas, por quanto, para quem e em quanto tempo (Confira um passo-a-passo aqui). Isso deve ser discutido o quanto antes para garantir a capacidade de liquidez do negócio. Boa parte do valor das startups está na capacidade de promover inovação disruptiva, não necessariamente no fluxo de caixa atual.
A complexidade do cálculo do valuation reside na profusão de detalhes que cada negócio apresenta, na sua comparabilidade com o mercado e na imprevisibilidade de suas projeções de crescimento. A avaliação adequada de uma empresa deve buscar entender como a empresa avaliada é comparável ao mercado e como seus riscos particulares se comportam frente ao mercado. Por conta das diferenças conceituais entre fluxo de caixa descontado e avaliação relativa, é comum usar os dois métodos para avaliar uma companhia, de forma que os dois resultados sirvam de guia para negociações.
O cálculo do valuation é um dos estágios mais relevantes em transações de M&A e investimentos em startups. Nesse meio, a avaliação permite que os stakeholders compreendam o valor intrínseco da empresa alvo e negociem termos satisfatórios, inclusive o dimensionamento de participações. Seu cálculo influencia nas negociações e decisões, e proporciona uma base robusta para os envolvidos avaliarem o valor de uma empresa.
É importante definir um alvo e trabalhar nele.